QUEM É ESSE CABOCLO?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAÃ - AM Farmacêutico Bioquímico 01 - R$ 3.725,00 20 h


PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAÃ - AM

Farmacêutico Bioquímico 01 - R$ 3.725,00 20 h

DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições poderão ser realizadas:
3.1.1. Via Internet (on line), no endereço eletrônico www.iq.org.br, no período das 9h do dia 29 de janeiro de 2014 às 21h do
dia 27 de fevereiro de 2014, observado o (Horário oficial de Brasília), e as informações contidas neste Edital, que estarão
disponíveis no referido endereço eletrôn

Prescrição Farmacêutica é direito adquirido e responsabilidade do farmacêutico

10/12/2013

Prescrição Farmacêutica é direito adquirido e responsabilidade do farmacêutico

Por José Nelson Belarmino Filho*

A prescrição farmacêutica está diretamente envolvida com a prática da atenção farmacêutica, atividade já executada em âmbito nacional, regional e municipal por vários profissionais quando aptos e capacitados para tal atividade. A prescrição farmacêutica foi aprovada pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF), por unanimidade, durante a reunião plenária realizada em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, em setembro deste ano, o que se considera um marco de extrema importância para a categoria farmacêutica.

Dessa forma, a prescrição farmacêutica é definida como ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças.

Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, a prescrição farmacêutica constitui uma das atribuições clínicas do farmacêutico e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente e nas melhores evidências científicas, sempre em conformidade com as políticas de saúde vigentes e com a responsabilidade e atenção aos princípios éticos, conforme apregoa o CFF.

De acordo com o texto da proposta, o farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e produtos com finalidade terapêutica, cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e formulações magistrais (alopáticos ou dinamizados), plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias ou relações de medicamentos que venham a ser aprovadas pelo órgão sanitário federal para prescrição do farmacêutico.

Ainda de acordo com o texto, o farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, condicionada à existência de diagnóstico prévio, quando previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas aprovadas para aplicação no âmbito das instituições de saúde ou quando da instituição de acordos de colaboração com outros prescritores, conforme estabelece o CFF.

Assim, os profissionais farmacêuticos, após a publicação no Diário Oficial da União (DOU), estão amparados pela lei para exercerem a atividade de prescrição farmacêutica. Mas será que nossos farmacêuticos consideram-se capazes para realizar tal atividade? Vale lembrar que essa atividade, quando exercida de forma imprudente, poderá levar danos aos seus usuários.

Sabemos que o uso de medicamentos deverá ser realizado quando necessário e, principalmente, quando prescrito, reforçando a ideia de que: se for utilizar algum medicamento consulte seu médico ou farmacêutico.

Importante ressaltar ainda que para exercer essa prática deveremos sempre prezar e obedecer ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica, principalmente no que refere o capítulo I, art. 2° (O farmacêutico atuará sempre com o maior respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos fundamentais do homem), art. 3° (A dimensão ética da profissão farmacêutica é determinada, em todos os seus atos, pelo benefício ao ser humano, à coletividade e ao meio ambiente, sem qualquer discriminação) e art. 4° (Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão).

Portanto, poderemos considerar o ato da prescrição farmacêutica uma vitória da categoria, mesmo com algumas restrições, mas não podemos deixar de incentivar a classe para que busque as inúmeras capacitações e especializações porque, por meio delas, conseguiremos conhecimentos para exercer essa atividade tão aspirada pela categoria, uma vez que tenhamos segurança e respeito ao ser humano no momento de sua execução.

Dessa forma, seremos farmacêuticos cada vez mais procurados pela sociedade em geral, inclusive completando as equipes multiprofissionais para as tomadas de decisão, uma vez que a prescrição também é direito nosso.

Como surgiu a profissão

Para se entender como tudo isso começou, vale fazer um pequeno giro na história da profissão. Farmácia, palavra de sentido dúbio que, por alguns mais leigos é interpretada como sinônimo de comércio e lucro para empresários e, para outros, como um curso de graduação que tem como produto um profissional, o doutor que realizará exames, trabalhará em hospital, ou mesmo em farmácia e drogarias, devido à obrigatoriedade desse profissional para a liberação do funcionamento da empresa.

Para um profissional ser graduado e receber o título de farmacêutico, precisa ser submetido a um processo seletivo, vestibular, e estudar no mínimo, quatro e no máximo cinco anos, para ser diplomado como farmacêutico, que atualmente em algumas faculdades recebe o título de farmacêutico generalista, formado para exercer as inúmeras áreas da farmácia, que chegam a mais de setenta.

A profissão farmacêutica é uma das poucas consideradas como milenar em nosso País. Em 1809 foi criada dentro do curso médico, a primeira cadeira de matéria médica e farmácia ministrada pelo médico português, José Maria Bomtempo, na então Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro. Dez anos depois foi instalada na então Academia Médico-Cirúrgica da Bahia, a cadeira de farmácia, matéria médica e terapêutica, sendo designado para ocupá-la em 1821, o médico português Manuel Joaquim Henriques de Paiva.

Somente a partir da reforma do ensino médico de 1832 foi fundado o curso farmacêutico, vinculado, contudo, às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. Por essa reforma, ficou estabelecido que ninguém poderia “curar, ter botica, ou partejar", sem título conferido ou aprovado pelas citadas faculdades. Isso obrigava os proprietários das farmácias a pagarem farmacêuticos diplomados para dar nome a seus estabelecimentos - prática que se estendeu até o século XX.

Geralmente o farmacêutico pago ia à botica somente para receber o pagamento correspondente ao aluguel de seu diploma. A manipulação e venda das drogas acabava ficando a cargo de um prático, aprendiz ou sob responsabilidade do proprietário que se transformava num boticário prático. Foram muitos os casos de farmacêuticos que abandonaram a profissão ou conciliaram as atividades farmacêuticas com a poesia, ou mesmo com a política, projetando-se na vida pública.
Cinco anos após foi criada a Escola de Farmácia de Ouro Preto por meio da lei nº 140, votada em 4 de abril de 1839 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e sancionada pelo presidente da província, o Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga. Essa lei, na realidade, criava duas escolas: uma na capital da província - Ouro Preto - e outra em São João D’el-Rei. No entanto, apenas a primeira se concretizou. No ano seguinte, em 7 de setembro, foi dada a sua aula inaugural pelo professor Eugênio Celso Nogueira. Primeiro estabelecimento de ensino superior oficial da província mineira foi a mais antiga escola de Farmácia do Brasil e da América do Sul, como unidade individualizada, desvinculada do curso de medicina, segundo o Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930) Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz (http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br).

Vários anos após, a profissão farmacêutica ainda luta pelo seu verdadeiro reconhecimento perante as atividades prestadas à sociedade. Com a adesão de alguns profissionais de renome da categoria, essa tão antiga e importante área da saúde, seja para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ou mesmo para os clientes, requer um reconhecimento máster, em que esse profissional farmacêutico possa realmente exercer suas atividades, inerente a sua formação. Nesse contexto entra a prescrição farmacêutica, que nos últimos tempos vem sendo bastante discutida, apoiada e até mesmo rejeitada por alguns, esses não farmacêuticos.

*José Nelson Belarmino Filho é farmacêutico-bioquímico, mestre em Farmacologia, diretor executivo da Coordenare e analista de relacionamento do Instituto de Ciências e Tecnologia e Qualidade (ICTQ). 


Teste rápido de tuberculose começa este mês em Manaus e mais cinco cidades do país

Teste rápido de tuberculose começa este mês em Manaus e mais cinco cidades do país

O novo exame mais rápido e eficaz para o diagnóstico da tuberculose, o Xpert, é o primeiro método de biologia molecular usado com essa finalidade
09 de Fevereiro de 2014
A expectativa é que em 24 de março próximo todas as capitais mais 92 municípios já estejam realizando o teste rápido (Clóvis Miranda)
O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde, começa a fazer, ainda este mês, nas cidades do Rio de Janeiro, de Manaus, do Recife, de São Paulo, Porto Alegre e Brasília o novo exame rápido que identifica a doença em menos de duas horas.
Um teste piloto para avaliar a implantação do novo exame foi feito no ano passado nas capitais dos estados do Rio e do Amazonas e chegou ao fim  em dezembro. O piloto fez parte do projeto Inovação no controle da tuberculose no Brasil”, desenvolvido pelo PNCT em parceria com a Fundação Ataulpho de Paiva e o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.
O coordenador do PNCT, Draurio Barreira, explicou à Agência Brasil que se trata de um teste novo no mundo. Dois países tiveram uma postura pioneira em relação a esse exame, embora diferenciada. Enquanto a África do Sul decidiu implantar imediatamente  o teste rápido, em substituição à baciloscopia, que é o exame tradicional de detecção da tuberculose, o Brasil  optou  por fazer um estudo piloto em duas cidades consideradas de alta carga “para avaliar a performance do teste e depois implantar”.
Agora, o PNCT decidiu implantar o teste rápido em todo o país. As máquinas para o exame já estão no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, aguardando liberação pela alfândega.  A encomenda total soma 160 máquinas. Na primeira leva, foram entregues 50 máquinas e as 110 restantes deverão ser entregues ainda em fevereiro.
“Nosso compromisso é que seis estados, este mês, iniciem o teste como rotina. Agora não mais como estudo, mas como rotina”, reiterou Draurio Barreira. Ele lembrou que após a liberação pela alfândega, as máquinas serão doadas pelo Ministério da Saúde às secretarias municipais de Saúde das seis capitais brasileiras que iniciarão o processo.
A expectativa do coordenador do PNCT é que em 24 de março próximo, quando se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, todas as  capitais mais 92 municípios já estejam realizando o teste rápido. Ele acredita que antes que se faça uma campanha de divulgação do início da nova rede de testes rápidos, muitas unidades de Saúde já estarão utilizando o método, considerado revolucionário.
O novo exame mais rápido e eficaz para o diagnóstico da tuberculose, o Xpert, é o primeiro método de biologia molecular usado com essa finalidade. Draurio Barreira explicou que o bacilo da tuberculose, conhecido como bacilo de Koch, foi descoberto em 1882.
“E desde então, o método de diagnóstico, basicamente,  é o mesmo. É visualizar o bacilo no escarro das pessoas. Agora, não. A gente começa a trabalhar com biologia molecular, o que já é uma tecnologia utilizada para várias doenças, mas a tuberculose foi, infelizmente, durante muitas décadas, uma doença negligenciada”. A partir de agora, com investimentos da indústria e dos governos, esse cenário foi alterado, disse.
Como a tuberculose é, atualmente, a doença que mais mata as pessoas que vivem com HIV, o investimento que sempre foi feito no campo da aids, a partir da década de 80, também se voltou para a doença. “Com isso, começam a aparecer os primeiros resultados”.  Entre eles, estão o teste rápido de biologia molecular e novas drogas desenvolvidas especificamente para a tuberculose. A doença foi declarada prioridade global pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1993.
Draurio Barreira informou que até a sua vinculação com a aids, a tuberculose era uma doença que não interessava à indústria farmacêutica em geral, por não se tratar de uma doença rentável, uma vez que afeta mais a população pobre. Em termos do investimento público, disse que o Brasil aumentou em 14 vezes o orçamento para a tuberculose nos últimos dez anos.
O teste rápido para detecção da tuberculose será usado apenas na rede pública de saúde. O coordenador do PNCT informou que alguns laboratórios privados do Rio de Janeiro e de São Paulo já realizam esse exame. “Só que o valor  para a iniciativa privada é muito mais alto. É praticamente proibitivo para a população mais pobre”. Por meio de convênio com a Fundação Bill e Melinda Gates,  o Brasil foi incluído entre os países em desenvolvimento e de alta carga para conseguir as máquinas que fazem os novos testes.  “O Brasil entrou duplamente no critério de país emergente e também de alta carga de tuberculose”.
Segundo Barreira, o custo desse teste hoje para o setor privado é entre quatro e cinco vezes maior do que no serviço público, que tem o subsídio da Fundação Gates. Ele lembrou que a tuberculose, no Brasil, “é de absoluta responsabilidade pública”. Mesmo uma pessoa diagnosticada na rede privada com tuberculose é referenciada para o Sistema Único de Saúde (SUS), onde recebe o tratamento gratuito. Os medicamentos para tuberculose não estão disponíveis nas farmácias.
Barreira disse que a situação da tuberculose no Brasil não é tão dramática como em países africanos ou asiáticos. Enquanto a  mortalidade por tuberculose no mundo é 25 mortes por 100 mil habitantes, o índice no Brasil é 2,4 mortes na mesma proporção. “Menos que dez vezes a mortalidade média global”. A incidência, ou seja, o número de casos pela população, está em 36 casos por 100 mil pessoas no Brasil, contra 250 casos por 100 mil no mundo.
“Então, temos uma situação relativamente confortável”. O coordenador do PNCT acrescentou que mesmo assim, considerando que se trata de uma doença antiga, com métodos diagnósticos e terapêuticos  desenvolvidos há mais de 100 anos, é inadmissível que se tenha ainda tantos casos e tantas mortes. A prioridade dada à tuberculose pelo governo brasileiro decorre também do fato de a doença estar associada à classe social mais pobre, além de fatores como a concentração demográfica, o tabagismo, os hábitos alimentares, a aids.

Por essa razão, o enfrentamento da tuberculose pelo governo brasileiro é feito do ponto de vista biológico e social. Daí  a existência de  propostas de benefício social para adesão ao tratamento por parte de populações mais pobres, incluindo moradores de rua e de favelas e a população prisional. “Porque um dos grandes desafios é o abandono do tratamento”, disse Barreira.
No dia 24 de março, o Ministério da Saúde, por meio do PNCT, vai lançar campanha na mídia. Draurio Barreira acredita que uma das principais formas de controle da doença se dá pela divulgação correta de informações. Pesquisa feita pelo programa em 2012 verificou que metade da população desconhece a tuberculose e acredita que se trata de uma doença do século passado, que afetava somente os poetas e boêmios. “Há sempre a surpresa, ao mesmo tempo carregada de estigma e preconceito contra as pessoas que têm a doença”. Esses aspectos serão abordados na campanha governamental.


10 remédios que têm efeitos colaterais assustadores


10 remédios que têm efeitos colaterais assustadores

 8 de setembro de 2011
Remédios são coisa séria e devem ser tomados sempre, SEMPRE, com acompanhamento médico. Às vezes a tentação é muito grande quando aparece uma pílula mágica que, supostamente, pode resolver todos os seus problemas. É o caso do Victoza, um medicamento para diabetes que virou rockstar quando médicos e pacientes viram que ele faz emagrecer muitos quilos em pouco tempo– sem exercícios físicos e, aparentemente, sem efeitos colaterais. Mas cuidado! Substâncias que podem ajudar a melhorar uma parte do organismo muitas vezes podem prejudicar outras – e aí, oacompanhamento profissional é fundamental para checar se o seu corpo pode suportar tal substância, qual será a dosagem, o tempo de uso, se é preciso tomar medicamentos para amenizar os efeitos de outro…
Não existem milagres. Muito cuidado com essas promessas de melhora instantânea, elas podem vir com consequências nem sempre reversíveis (como alguns dos efeitos colaterais dos remédios abaixo).
1. Xenical
Utilizado para auxiliar na perda de peso, tem efeitos colaterais bizarros – e que acontecem com a maioria das pessoas que o utilizam. Nojeiras como “flatulências com perdas oleosas” e “incontinência fecal” são comuns e consideradas efeitos “positivos”, pois significam que a gordura está sendo eliminada do corpo.
2. Mirapexin / Sifról
O tratamento contra o Mal de Parkinson pode ser feito com este medicamento que pode levar à amnésia. Ainda que seja um efeito colateral raro, ele não deve ser descartado! Outras reações, “mais leves”, podem ser convulsões, alucinações, tontura e uma vontade incomum de apostar (que não deve ser confundida com aquele sentimento de sorte que dá na gente quando jogamos na Mega Sena acumulada).
3. Propecia
Indicado contra queda de cabelo, este medicamento pode levar à ginecomastia, ou crescimento de mamas. Mas não ache que ele vai fazer a sua namorada ficar mais gostosa. Este efeito colateral ocorre apenas entre os homens.
4. Enalapril
Hipertensão e insuficiência cardíaca podem ser tratadas com este remédio que pode causar alterações no paladar, zumbido nos ouvidos, ginecomastia (como o Sifról, acima) e disfunção sexual.
5. Plavix
Previne o organismo contra ataques do coração e derrames cerebrais, MAS pode causar hemorragia interna (no estômago, intestinos ou no cérebro), além de insônia e conjuntivite (?).
6. Levaquin
Utilizado no tratamento de alguns tipos de infecção bacteriana, mas pode te transformar em um vampiro – só que sem a parte legal de ter força sobre-humana, ser rápido, lindo, imortal e se alimentar de sangue (ok, essa última parte nem é tão legal). O Levaquin pode levar à fototoxidade – ou seja, causar queimaduras de segundo grau à pele quando exposta ao sol.
7. Champix
Pare de fumar com o auxílio deste remédio e tenha ideias suicidas. Sério. Outro efeito colateral é, claro, o suicídio.
8. Roacutan
Tido como o salvador de vidas dos adolescentes com espinhas, este medicamento é muito do mal, ainda que seja ótimo tratamento contra acne. Entre os efeitos colaterais estão um tipo de pseudotumor cerebral, convulsões, depressão, tentativa de suicídio e suicídio – e estamos falando apenas dos efeitos de ordem cerebral! A lista de reações adversas do Roacutan enche páginas e páginas da bula. (Eu já tomei esse remédio – me livrei da acne e não cometi suicídio. Sou uma sobrevivente?)
9. Celebra
Os medicamentos contra artrite e osteoporose passam por duas vertentes. Ou eles acabam com o seu fígado ou com seus rins. Tomando o Celebra, é possível ter trombose, derrame cerebral, insuficiência renal e cardíaca. Ou seja: ele pode te matar.
10. Avandia
Esta droga utilizada no tratamento de diabetes tipo 2 pode causar, atenção, gravidez! Mas só entre as mulheres, ok? Risos. É que ele pode provocar o reinício da ovulação. Ou seja, faz com que a mulher libere um óvulo fora do ciclo menstrual normal dela. Outros efeitos colaterais são: danos cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Por causa dessas reações-mais-que-adversas, o medicamento foi suspenso pela Anvisa no fim de setembro.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MAIS UM FARMACÊUTICO CONVOCADO PARA O EXÉRCITO DINIZ CANTUARIA SGC/5BIS

MAIS UM FARMACÊUTICO CONVOCADO PARA O EXÉRCITO
DINIZ CANTUARIA

SGC/5BIS

Governo lança concurso público com oferta de 11.646 vagas para a Susam

Governo lança concurso público com oferta de 11.646 vagas para a Susam

Inscrições poderão ser feitas a partir do dia 14 e se estenderão até 24 de março. Vagas contemplam cargos para níveis superior, médio, fundamental e fundamental incompleto na capital e no interior do Estado 

    Concurso destina-se ao preenchimento de vagas na capital e no interior do Estado
    Concurso destina-se ao preenchimento de vagas na capital e no interior do Estado(ACRÍTICA/AC)
    O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (7), a realização do concurso público para preenchimento de 11.646 vagas nos quadros da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e Fundações vinculadas. O concurso será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que o período de inscrições para o certame terá início às 14h da próxima sexta-feira  (14) e se estenderá até o dia 24 de março. As provas estão programadas para acontecer no dia 18 de maio e  serão aplicadas na capital e nos 61 municípios do interior do Estado.
    De acordo com Alecrim, os editais com o detalhamento das normas do concurso e o conteúdo programático das provas serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na segunda-feira (10). Também estarão disponíveis no endereçoda FGV e na página da Susam. É importante ressaltar que serão três editais diferentes, um para o nível superior, um para o nível médio e um para o nível fundamental completo e incompleto.
    O secretário lembra que a realização desse concurso foi um compromisso assumido pelo governador Omar Aziz e segue o padrão estabelecido por ele de criar oportunidades para as pessoas. “Com o concurso estamos criando a possibilidade para que as pessoas possam ter um emprego, renda própria, melhor qualidade de vida e ainda assumir a missão de cuidar de outras vidas“, disse Alecrim.
    Das 11.646 vagas ofertadas no concurso, 3.094 são para cargos de nível superior, com taxa de inscrição fixada em R$ 60; 5.247 são para cargos de nível médio, com inscrição no valor de R$ 55; e 3.305 são para cargos de nível Fundamental e Fundamental Incompleto, com taxa de inscrição estipulada em R$ 40. As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Internet, por meio do endereço eletrônico.
    Wilson Alecrim destaca que o concurso destina-se ao preenchimento de vagas na capital e no interior do Estado. “Das 11.646 vagas, 3.000 são para o preenchimento de cargos nas unidades da rede estadual de saúde do interior”, frisou o secretário. Os salários variam de R$ 1.294,57 a R$ 7.691,45. O concurso destinará 5% do total de vagas a pessoas com deficiência.
    O concurso oferece vagas para 67 cargos sendo 37 no grupo ocupacional de Nível Superior, 16 no Nível Médio e 14 no grupo ocupacional de Nível Auxiliar.
    Inscrições
    Para se inscrever no concurso público da Susam, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico. O envio do requerimento de inscrição vai gerar o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição. Este boleto deve ser impresso e poderá ser pago em espécie, em qualquer agência bancária, ou por meio eletrônico.
    A isenção da taxa de inscrição está restrita aos casos em que o candidato comprove baixa renda (conforme o previsto na Lei Estadual 3.088/2006 e Lei Federal 6.593/2008). Os procedimentos para o pedido de isenção estão detalhados nos editais do concurso.
    No ato da inscrição o candidato deverá indicar o município onde fará a prova e a instituição (Susam ou Fundação) para a qual irá concorrer. Os locais de prova e demais orientações serão informadas oportunamente pela FGV ao candidato, via Internet. A instituição realizadora do concurso da Susam disponibilizou os telefones 0800-2834628 e o e-mail concursosusam@fvg.br  para maiores informações aos candidatos.

    RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE FMT - 02 VAGAS FARMACÊUTICO R$ 2.861,79

    GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS

    _______________________________________________________________________________________________
    Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado FMT-HVD
    Avenida Pedro Teixeira Nº 25, Bairro D. Pedro
    CEP 69040-000 - Manaus-Amazonas, Brasil
    FONE/FAX (92) 2127-3403 / 2127-3523 –
    PABX (92) 2127-3555
    Home: http://www.fmt.am.gov.br




    GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
    FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DR. HEITOR VIEIRA DOURADO
    UNIVERSIDADE NILTON LINS
    RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE
    PROCESSO SELETIVO 2014
    EDITAL DE CHAMADA 002/2014 DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
    As Residências Multiprofissionais constituem-se em ensino de Pós-graduação Lato 
    Sensu, destinado às profissões que se relacionam com a saúde, sob a forma de curso de 
    especialização caracterizado por ensino em serviço, sob orientação de profissionais de 
    elevada qualificação ética e profissional, como carga horária de 60 (sessenta) horas 
    semanais e distribuídas em 06 (seis) dias da semana, com um dia de folga semanal; 
     
    2. Os residentes, independente de sua área de concentração e/ou categoria profissional 
    deverão atuar em diversos cenários do Sistema Único de Saúde – SUS, atenção básica, 
    média complexidade e alta complexidade. 
    . DA BOLSA 
     
    O número de vagas oferecidas, conforme tabelas 1 e 2, corresponde ao número de bolsas 
    de estudo autorizadas pelo Ministério da Saúde. 
    Os candidatos aprovados no processo seletivo receberão bolsas de estudo financiadas 
    pelo Ministério da Saúde, no valor bruto de R$ 2.861,79 (Dois mil e oitocentos e 
    sessenta e um reais e setenta e nove centavos) por mês. Será recolhido sobre o valor 
    bruto da bolsa de estudo, a contribuição previdenciária e Imposto de Renda. 
    DAS INSCRIÇÕES 
     
    1. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e aceitação das normas e 
    condições estabelecidas neste Edital, sobre as quais não se poderá alegar qualquer 
    espécie de desconhecimento; 
    2. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar ciência do Edital e certificar-se 
    de que atende todos os requisitos exigidos; 
    3. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma das áreas constantes 
    das tabelas no início deste Edital; 
    4. As inscrições serão realizadas exclusivamente no período de 05 a 14/02/14, das 9h 
    às 12h e das 14h às 17h, na Fundação de Medicina Tropical - Dr. Heitor Vieira Dourado, 
    DEPOG - Departamento de Ensino e Pós-Graduação, Av. Pedro Teixeira, Nº 25, Bairro 
    Dom Pedro, Manaus – AM, CEP 69040-000, Fone (92) 2127-3489; 
    5. O candidato é o único responsável pelas informações prestadas ao inscrever-se no 
    concurso, dispondo a Comissão de Seleção do direito de excluir do concurso aquele que 
    não preencher o formulário de forma correta e completa; 
    6. Poderão se inscrever no Processo Seletivo para a Residência Multiprofissional 
    aqueles que tiverem concluído a Graduação em uma das áreas profissionais definidas 
    neste edital. Candidatos em fase de conclusão de Graduação só podem concorrer desde 
    que possam concluir o curso até o primeiro dia letivo de ingresso no curso pretendido, que 
    é 06 de março de 2014; 

    02 vagas para farmacêuticos

    sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

    SUPER BACTÉRIA - Bactéria NDM-1 (New Delhi Metallobetalactamase)


    O pronto-socorro do Hospital Doutor Anísio Figueiredo, em Londrina, no norte do Paraná, foi bloqueado nesta sexta-feira (7) após a suspeita de que um paciente de 81 anos estava infectado com a bactéria NDM-1 (New Delhi Metallobetalactamase), também chamada de Nova Delhi. A direção do hospital aguarda um laudo para a confirmação do caso.
    “É uma bactéria rara, com poucos casos registrados. Sabemos de um caso em Porto Alegre, e outros cinco casos suspeitos em Brasília. Ela é multirresistente, mas ainda é sensível a alguns antibióticos. Pode ser grave se ela tornar-se resistente a todos os antibióticos”, disse o diretor geral do hospital, Walter Marcondes Filho. 
    Segundo a direção do hospital, o paciente que poderia estar com a NDM-1 morreu no dia 2 de fevereiro, por complicações pulmonares. Equipes da Vigilância Sanitária de Londrina e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão no hospital desde quinta-feira (6), buscando soluções para fazer a desinfecção da unidade.
    De acordo com o diretor, o pronto-socorro não receberá novos pacientes até que o hospital seja desinfetado. “Quando tem uma contaminação como esta, você tem que fechar o hospital, fazer uma desinfecção, limpar, colocar os pacientes em isolamento até que eles recebam alta”, explicou.
    Sobre o paciente, a direção do hospital informou que ele estava internado há dois meses, e passou por outros hospitais. “Por isso não se sabe de onde veio esta bactéria. Além da enfermagem, tem os familiares e pessoas que o visitaram nesse período”, disse o diretor.
    Segundo Marcondes Filho, os pacientes que estavam próximo da área onde o idoso ficou internado estão sendo monitorados. “Ali está internado outro paciente entubado. Por isso, não tem como tira-lo de lá agora. Na enfermaria ao lado, há outros dois pacientes entubados. Vamos pedir a transferência deles para higienizar todo o local”, disse o diretor do hospital
    O hospital fará um acompanhamento de todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente, tanto familiares, amigos, médicos e enfermeiros. A medida será tomada para impedir um possível avanço da bactéria.

    sábado, 1 de fevereiro de 2014

    Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF. - AMAZONAS

    EDITAL No 001/2014-PROPESP

    A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e
    Pós-Graduação torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de
    seleção de candidatos para ingresso no 1º Semestre de 2014 no curso de Mestrado do Programa de
    Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCF.
    1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
    1.1. O ingresso ao Curso de Mestrado será realizado mediante processo seletivo nos termos deste edital. 
    1.2. A realização do processo seletivo ficará a cargo da Comissão de Seleção nomeada para este fim. 
    1.3. O processo de seleção será realizado em 5 (cinco) etapas. 
    1.4. Para este edital, estão sendo oferecidas 17 (dezesste) vagas, com distribuição por orientadores de 
    acordo com a tabela apresentada no Anexo I. 
    1.5 No caso de haver aprovação maior do que o número de vagas para o orientador, será (ao) 
    classificado(s) e habilitado(s) para matrícula aquele(s) que obtiver(em) a maior nota final até o 
    número de vagas oferecido para aquele orientador. 
    1.6. Poderão participar do processo de seleção candidatos que, até a data da matrícula, tiverem 
    completado cursos de graduação completos reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC. 
    1.7. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o Diploma de Mestre em Ciências 
    Farmacêuticas. 
    2. DA INSCRIÇÃO 
    2.1. O período de inscrições para este processo seletivo compreende os dias úteis entre 13 de janeiro e 
    12 de fevereiro de 2014, de 2ª a 6ª feira, no horário de 13:00 às 16:30 h. 
    2.2. As inscrições serão efetuadas na Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências 
    Farmacêuticas, localizada na Rua Comendador Alexandre Amorim, 330 – Aparecida, Manaus, AM – 
    69010-300, telefone (92) 3305-1181, e-mail: ppgcf@ufam.edu.br, devendo ser apresentados os 
    seguintes documentos:

    http://200.129.163.13/portais/anexos/upload/wp-content/uploads/2014/01/Edital-PPGCF-2014-analisado.pdf

    Anvisa suspende comércio e uso de antibiótico Claritromicina

    Anvisa suspende comércio e uso de antibiótico Claritromicina


       
    Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nessa sexta-feira (24) no Diário Oficial da União determina a suspensão da distribuição, do comércio e do uso, em todo o território nacional, do lote 438569 do antibiótico Claritromicina 250 mg/5 ml grânulos para suspensão oral, fabricado pela empresa EMS S/A.
    De acordo com o texto, laudo da Fundação Ezequiel Dias apresentou resultado insatisfatório em análise de teor de princípio ativo no medicamento. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado relativo ao lote em questão.
    A resolução entrou em vigor no dia da publicação.
    Em nota, a EMS informa que já havia iniciado o recolhimento de forma voluntária do lote do produto em 24 de outubro de 2013. Disse ainda que o laboratório está realizando todos os procedimentos cabíveis nos órgãos regulatórios em relação ao recolhimento.
    Fonte: UOL

    Concurso para Farmacêutico - salario de 12.539,38 / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2014

    Concurso para Farmacêutico - salario de 12.539,38 / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 2014

    FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO - 14 VAGAS, SALARIO: 12.539,38 (FARMACÊUTICO).


    Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou edital de concurso público para 796 vagas em cargos de nível fundamental, médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 2.818,02 a R$ 12.539,38. Do total das vagas, 46 são reservadas para pessoas com deficiência.
    No site da Consulplan, é possível ver o edital http://www.consulplan.net/concursosInterna.aspx?k=/C2P/J/d4s0=
    Os cargos de nível superior são para engenheiro agrônomo, farmacêutico, químico, veterinário e zootecnista da carreira de fiscal federal agropecuário, administrador, bibliotecário, contador, economista, engenheiro, geógrafo e psicólogo do plano geral de cargos do Poder Executivo.