QUEM É ESSE CABOCLO?

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tratamento da malária é discutido em debate

Tratamento da malária é discutido em debate

Especialistas discutem na Amazônia, região que concentra 97% dos casos da doença, os novos rumos da pesquisa

    Profissionais da saúde e pesquisadores da Rede Malária participaram ontem de uma pré-reunião, onde foram feitas indicações de tratamentos ao Ministério
    Profissionais da saúde e pesquisadores da Rede Malária participaram ontem de uma pré-reunião, onde foram feitas indicações de tratamentos ao Ministério (Bruno Kelly)
    A resistência do parasita vivax aos medicamentos usados para combater a malária será um dos principais temas a serem debatidos hoje em Manaus, na 13ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, que é o maior evento do Brasil voltado para profissionais de saúde e pesquisadores da Rede Malária.
    A coordenadora nacional do Programa de Controle da Malária do Ministério da Saúde (MS), Ana Carolina Santelli, afirmou que a proposta da reunião do comitê técnico é discutir e se for o caso, revisar o tratamento contra essa doença.
    Ontem, na pré-reunião realizada na capital amazonense, seriam feitas indicações de terapêuticas ao MS, informou a diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical Heitor Dourado, médica Graça Alecrim.
    Segundo ela, o maior problema do tratamento da malária hoje é a resistência do parasita da malária vivax aos medicamentos cloroquina e primaquina, enquanto que para a malária falciparum há disponibilidade de um bom arsenal. Graça diz que estudiosos de todo o Brasil estarão discutindo as políticas de tratamento e que a partir disso, poderão dar sugestões ao MS, que é quem pode elaborar o manual com essas recomendações ou não.
    “A malária está sob controle, mas não podemos deixar de ter vigilância, por isso é importante ver se há necessidade de alteração nos guias de tratamento”, explicou a diretora-presidente da unidade.
    REDUÇÃO
    Ao apontar o índice de redução de 30% no número de casos da doença do ano passado para este ano, Ana Carolina explicou que a maior preocupação do MS é em relação à malária vivax porque o tratamento dura mais e por conta disso a adesão é menor. A diretora revelou que vários medicamentos vêm sendo testados em cobaias, mas o importante era fazer um balanço das terapias que vêm sendo adotadas e os resultados.
    Hoje, na cerimônia de abertura da 13ª Reunião Nacional o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, falará sobre ‘Novas Propostas do Programa Nacional de Pesquisa em Malária’, que será proferida. O evento começa às 19h30, no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida 7 de setembro, Centro.
    Já as reuniões técnicas da reunião nacional ocorrerão na quinta e sexta, das 8h30 às 18h, no Caesar Business e ainda no sábado, das 9h às 12h.

    VAGA DE EMPREGO FARMACÊUTICO - MANAUS - FARMA & CLIN

    Atenção Colegas Farmacêuticos,

    A Drogaria Farma & Leve , esta precisando de Farmacêutico(a),
    interessados entrar em contato com a Sra. Emily Santos 9208-8341 ou 3673-6557

    quinta-feira, 21 de novembro de 2013

    Vaga de Emprego Manaus - Distribuidora ITMF (Distribuidora de Equipamentos Médicos e Hospitalares)

    Atenção colegas farmacêuticos,

    A ITMF (Distribuidora de Equipamentos Médicos e Hospitalares), filial Manaus, está com uma vaga aberta para Responsável Técnico, no horário da manhã 08:00 às 14:00. Interessados ligar para o telefone (92) 3622-6811, falar com Israel.

    quarta-feira, 20 de novembro de 2013

    Estão abertas inscrições para tutor no curso de gestão farmacêutica,  as informações são até amanha (21/11) pelo site 
    http://ced.ufam.edu.br/