QUEM É ESSE CABOCLO?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Anticoncepcional masculino


Cientistas de um instituto de pesquisas americano conseguiram bons resultados nos testes de um novo gel anticoncepcional para homens, segundo estudo apresentado em um congresso anual de endocrinologia no domingo (24).
A busca por um contraceptivo masculino envolve diversos grupos de pesquisa no mundo. Atualmente, a melhor opção disponível no mercado para os homens é a vasectomia – que é um procedimento cirúrgico irreversível na maioria dos casos.
O gel apresentado pelos médicos do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles combina dois tipos de hormônios para inibir a produção de espermatozoides. Um deles é a testosterona, o hormônio masculino. O outro é chamado de “nestorone”, uma variação sintética do hormônio feminino progesterona.
Entre os homens que participaram dos testes, 89% apresentaram redução na contagem de espermatozoides a níveis considerados de baixo risco para a fecundação.
O gel pode ser aplicado na pele e tem efeito reversível – ou seja, a fertilidade é restaurada quando ele para de ser usado. E o hormônio sintético não causa efeitos colaterais como acne e alterações no colesterol.
A novidade continua em testes e não há previsão de quando, e se, ela vai chegar ao mercado.
 

domingo, 24 de junho de 2012

Anvisa atualiza normas para lista de medicamentos de Referência


Anvisa atualiza normas para lista de medicamentos de Referência

20 de junho de 2012
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (19/6),  a RDC nº 35/12, que define os critérios para inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência.  
A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição. Isso vai garantir que os laboratórios possam fazer os testes de bioequivalência que são necessários para o registro de genéricos e similares.
Medicamento de referência é um produto inovador registrado na Anvisa cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto à Agência.  O medicamento de referência se torna parâmetro de eficácia terapêutica, segurança e qualidade para o registro de outros medicamentos.
A Lista de Medicamentos de Referência será composta por três grupos. O Grupo A incluirá medicamentos que contenham apenas um insumo farmacêutico ativo. No grupo B estão os medicamentos que contenham dois ou mais insumos farmacêuticos ativos em uma única forma farmacêutica. Já o grupo C é formado pelos medicamentos que contenham dois ou mais insumos farmacêuticos ativos nas mesmas ou em diferentes formas farmacêuticas, para uso simultâneo ou sequencial.     
A resolução estabelece, também, critérios para a exclusão de medicamentos da Lista de Medicamentos de Referência. Medicamentos que tenham seu registro cancelado ou que apresentem falhas relativas à segurança, eficácia ou à qualidade serão excluídos da lista.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

lixo hospitalar em meio a canavial - G1


Morador flagra lixo hospitalar em meio a canavial de Araraquara, SP
Material possui etiquetas de unidade da Uniara e receituários da Prefeitura.
Seringas, bolsas de soro e ampolas usadas foram deixadas no local.
saiba mais
Lixo hospitalar em canvial de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Lixo hospitalar em canavial de Araraquara(Foto: Felipe Turioni/G1)Procurada pela reportagem do G1, a assessoria de imprensa do Centro Universitário de Araraquara informou que o lixo hospitalar da unidade de odontologia é separado em sacos próprios e que a coleta “é um serviço de responsabilidade municipal”.
Dezenas de sacos plásticos e caixas de papelão contendo lixo hospitalar foram encontradas por um morador, na noite deste domingo (10), em uma estrada de terra, próximo a um canavial na via Abdo Najm, em Araraquara (SP). Em meio ao material descartado estavam seringas, bolsas de soro fisiológico, ampolas e jalecos. Etiquetas de identificação mostram que os produtos descartados são provenientes de uma das unidades do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e da Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a Prefeitura informou que abrirá uma sindicância para apurar o caso.
O lixo foi encontrado por um vendedor de 32 anos, que passou pelo local para apanhar bambu usado em artesanato, em uma mata próxima à estrada. O homem, que prefere não se identificar, disse que o material aparentava estar no terreno há poucos dias. “Os sacos e as caixas estavam secos e não pareciam ter tomado a chuva dos últimos dias, que terminou no sábado”, diz.
De acordo com ele, esta é a primeira vez que esse tipo de lixo é visto no lugar. Não há residências nos arredores da região. “Venho aqui a cada três meses. É um descaso e sei dos riscos que isso pode causar. O lixo não pode ser descartado dessa maneira”, afirmou.
Nas etiquetas coladas nos sacos próprios para substâncias infectantes consta o endereço da unidade da Uniara onde funciona o curso de odontologia. No local, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, são feitos atendimentos à comunidade. Fichas de receituário timbradas com o nome da Secretaria de Saúde de Araraquara também estavam no lixo. Os papéis indicavam que pacientes teriam sido atendidos em um dos dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura, na Uniara e no Pronto-Socorro do Melhado.
Responsabilidade 
Segundo nota da Uniara, a responsabilidade pelo transporte do material é da empresa Leão Ambiental, conveniada à Prefeitura. “O transporte desse tipo de material é realizado com veículo próprio da empresa Leão Ambiental para este fim até Ribeirão Preto, utilizando uma rota alternativa com estrada de terra, próxima a canaviais”, afirma o comunicado.
De acordo com a assessoria de imprensa da Leão Ambiental, o material encontrado no canavial não foi coletado pela empresa. Segundo informações de funcionários de uma usina próxima ao local, o lixo deve ter sido abandonado após as 14h30 de domingo, já antes não havia nenhum material. Na manhã desta segunda-feira (11), segundo a empresa, o caminhão de coleta de lixo hospitalar passou pela unidade da Uniara, mas não havia lixo para ser recolhido.
A Secretaria de Saúde de Araraquara confirmou que possui contrato com uma empresa para a coleta e o descarte de lixo hospitalar. “O lixo é transportado separadamente para o aterro em Jardinópolis (SP) onde é feita a incineração”, diz nota enviada ao G1.
Ainda de acordo com a Prefeitura, uma equipe foi encaminhada ao local para análise e recolhimento do material. A administração abrirá uma investigação para apurar a origem do lixo e as responsabilidades pelo descarte inadequado.
  •  
Lixo hospitalar em canvial de Araraquara, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Material foi encontrado por um morador em meio a um canavial  (Foto: Felipe Turioni/G1)

Superbactéria de gonorreia se espalha por países europeus - G1


Superbactéria de gonorreia se espalha por países europeus

Bactéria mais resistente foi encontrada em 17 países em 2010.Infecção é a segunda DST mais comum na Europa.
As cepas de uma "superbactéria" de gonorreia foram responsáveis por quase um em cada dez casos da doença sexualmente transmissível em 2010, mais do que o dobro da taxa do ano anterior, disseram autoridades sanitárias na segunda-feira (11).
As cepas resistentes a drogas também estão se espalhando pelo continente, advertiram as autoridades. Elas foram encontradas em 17 países europeus em 2010, sete a mais do que no ano anterior.
A gonorreia foi a segunda doença sexualmente transmissível (DST) mais comum na Europa em 2010, com mais de 32 mil infecções, indicaram dados do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede em Estocolmo.
Embora a clamídia seja a DST mais registrada, com mais de 345 mil casos, o diretor do ECDC ressaltou que a gonorreia apresenta uma "situação crítica".
Marc Sprenger afirmou que o aumento dos casos de cepas de superbactérias indica que há o risco de a gonorreia se tornar uma doença sem tratamento no futuro próximo.
A proporção de casos de gonorreia com resistência ao antibiótico recomendado para tratar a doença, a cefixima, subiu de 4% em 2009 para 9% em 2010.
O relatório do ECDC segue-se à advertência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que as formas intratáveis da gonorreia resistente a drogas estão se disseminando pelo mundo.
A gonorreia é uma infecção bacteriana que, se deixada sem tratamento, pode provocar doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica, morte fetal, infecções oculares graves em bebês e infertilidade em homens e mulheres.
Ela é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo e é mais prevalente no sul e sudeste asiático e na Ásia Subsaariana.
Apenas nos Estados Unidos estima-se que o número de casos por ano seja de cerca de 700 mil, de acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
O surgimento da gonorreia resistente a drogas é causado pelo acesso não regulamentado e pelo uso excessivo de antibióticos, que ajuda a alimentar mutações genéticas da bactéria.
"Especialistas em saúde pública e médicos devem estar cientes da situação crítica atual e ficar vigilantes para fracassos do tratamento", disse Sprenger em um comunicado.
Os especialistas afirmam que a melhor maneira de reduzir o risco de desenvolver uma resistência ainda maior - além da necessidade urgente de desenvolver drogas novas - é diagnosticar a doença de forma precisa e rápida e tratá-la com combinações de dois ou mais tipos de antibióticos ao mesmo tempo.

sábado, 9 de junho de 2012

FARMACÊUTICOS EM SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM

Olá meus  amigos!

Irei falar hoje sobre as oportunidades de vagas de emprego em São Gabriel da Cachoeira, e um pouco da minha experiência no Município.


  1. A melhor é no Exército Brasileiro EB, as inscrições são em meados de setembro n sítio www.12rm.eb.nil.br, o salário e de 5.100,00;
  2. SESAI, DSEI alto RioNegro, o salário é de 4.200,00, apenas uma vaga;
  3. Abrir o próprio negocio, farmácia ou laboratório, principalmente farmácia, laboratório já tem um na cidade, mas se você abrir uma drogaria vai ganhar dinheiro...
O setor privado não tem vagas, já possuem farmacêuticos responsáveis técnicos e a Prefeitura não estava contratando, pelo menos que eu saiba...

A cidade, igualmente a Tabatinga, é incrível, porém a população indígena é bem maior, é o município com maior numero de indígenas, é comum você andando pelos mercados e ruas ouvir eles conversarem no dialeto de sua etnia. Etnias que tem como predominância a Tukano, Baré (torço para a Baré no festribal), baniwa Yanomamis, Maku, etc..são 23 ao total...

Estou atualmente em um Pelotão de fronteira, 5 PEF Maturacá, lindo por sinal, por curiosidade pesquisem no google imagens Maturacá... abraços meus amigos

DAVIS QUEIROZ
FARMACÊUTICO
Vista da sacada do apt em São Gabriel da Cacheira, praia e ao fundo tem a Bela adormecida, e ai no canto superior esquerdo é a Lua cheia, perfeita,

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FARMACÊUTICO EM TABATINGA/AM E SUAS OPORTUNIDADES

Olá, colegas!
Irei descrever minha experiência no município de Tabatinga/Am, citarei oportunidades de empregos e particularidades.
As oportunidades de emprego em Tabatinga são 4 opções:
  1. - Prefeitura Municipal - 2.200,00 - Contrato;
  2. - SESAI- Dsei alto Solimòes - 4.200,00 carteira de trabalho;
  3. - Hospital de Guarnição de Tabatinga - EXÉRCITO BRASILEIRO EB, 5.100,00, só através de seleção anual na www.12rm.eb.mil.br quase sempre abre vaga em setembro de cada ano ou se você passar na escola de saúde do EB; e
  4. - Ou drogarias e laboratórios, particulares. Neste caso sito apenas uma drogaria que possui farmacêutico durante todo o horário de expediente, se chama farmácia Essencial,o restante das drogarias não possuem Responsável Técnico e o Laboratório particular que tem na cidade cidade se chama Essencial (mesmo grupo da farmácia). Irão pagar entorno de 3 salários mínimos, algo em torno de 1.800,00.

A cidade é fascinante, a mistura de raças, cultura e idiomas é surreal. Em um passeio pelas ruas você encontrará Ticunas, Kocamas, Peruanos, Colombianos, Haitianos e Brasileiros locais e vários de outros Estados, devido a presença do Exército.

Quando fui para Tabatinga Tbt, é assim que eles abreviam o nome da cidade, cheguei com medo, devido as notícias que nós ouvimos nos telejornais, mas como diz um amigo meu - "em tbt não tem bala perdida, só bala certa" ou seja, se você não trabalha com nada ilegal, não se preocupe.

A cidade vizinha da Colômbia, Letícia, é muito boa para compras, já a do Peru, Santa Rosa, além de ter que atravessar em uma lancha, não é tão atraente assim.

É uma cidade diferente de todas do Amazonas, uma cidade incrível onde fiz fortes amizades, além de ter duas cidades bem próximas que nos fins de semanas visitávamos com frequência, Benjamin Constant Bc e Atalaia do Norte ATL.


Dúvidas, perguntas é só entrar em contato.... próxima postagem São Gabriel da Cachoeira/AM.

Blog do Marco Aurélio: I CONBRAF - Cong. Brasileiro de Assist. Farmacêuti...

Blog do Marco Aurélio: I CONBRAF - Cong. Brasileiro de Assist. Farmacêuti...: Entre os dia 05 a 07 de julho de 2012 acontece o I CONBRAF - Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica, com o tema: "Qualidade, Ev...